‘Não pretendo apertar mão de criminoso’ diz Fernando Veloso novo secretário de Administração Penitenciária do RJ

O novo secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro afirmou que uma comissão está sendo instalada nesta segunda-feira (30) para verificar todos os atos da gestão anterior. Ex-chefe da Polícia Civil, o delegado Fernando Veloso concedeu a primeira entrevista à frente da pasta na manhã desta segunda-feira (30) na BandNews FM.

Ele assumiu a SEAP após a prisão de Raphael Montenegro, exonerado no dia em que foi preso pela Polícia Federal. O ex-secretário é acusado de fazer acordos com chefes da facção Comando Vermelho que estão no presídio federal de Catanduvas (PR).

Não pretendo apertar a mão de criminoso nenhum, não pretendo ser amigo de ninguém e não pretendo extrapolar nada o que a lei me permita. É uma missão complexa e difícil. A gente tem mais de 43 mil pessoas sob nossa responsabilidade durante 24h e elas terão seus direitos respeitados, essa é a missão que estou convocando os policiais penais”, disse.    

Veloso afirmou que fortalecerá a Corregedoria da SEAP para impedir que irregularidades aconteçam no sistema prisional fluminense. Para ele, a apreensão, em média, de um celular a cada hora, nos últimos quatro meses, em presídios fluminenses, é mais uma prova da necessidade de intensificar a fiscalização do trabalho dos policiais penais, já que parte dos equipamentos não é retirada das mãos de visitantes, mas, sim, de internos, dentro da prisão. 

Ele destacou ainda as 13 mil apresentações de presos, diariamente, em hospitais, audiência e transferências, que demandam atenção para não haver nenhum desvio de conduta. Fernando Veloso disse que ainda está consultado especialistas e órgãos para definir os membros de sua equipe, e que a escolha será baseada em transparência e competência.

Deixe um comentário